Atendendo resolução do CNS, pela primeira vez em 31 anos, CES/MG será presidido por usuário do SUS
Após 31 anos, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG) será presidido por um representante do segmento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ederson Alves da Silva foi eleito no dia 14 de março para ocupar a presidência do controle social no estado. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vem incentivando que a Rede Conselhos conquiste cada vez mais autonomia para que os cargos de presidência não sejam ocupados por secretários de Saúde.
As Resoluções nº 453/2012 e 554/2017, do CNS, já orientam a medida. Esta última menciona acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU). O documento define que gestoras(es) não podem ocupar cargos de presidência em conselhos. O objetivo é que a participação da comunidade na gestão da Saúde Pública no Brasil ocorra conforme rege a Constituição de 1988 e a legislação do SUS .
A medida facilita a fiscalização e o monitoramento das ações em saúde, visto que se a presidência do Conselho antes era ocupada pelo secretário de Saúde, tornava-se inviável cobrar, fazer críticas e deliberar com autonomia.
“É um imenso avanço para a autonomia do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, feita de forma transparente e democrática. É um passo importante e fundamental para melhorar e potencializar a atuação do controle social no estado, estreitando a relação da presidência do CES/MG com municípios e órgãos de controle”, disse o novo presidente. “Saímos da contradição que era a gestão ser a fiscalizadora de si”, completou.
Fernando Pigatto, presidente do CNS, comemorou o resultado das eleições no controle social mineiro. “Pela primeira vez em 31 anos a presidência é dos usuários e das usuárias e não do secretário de Saúde. No CNS, já temos resoluções nesse sentido há tempos. É importante que essa medida seja replicada. É um grande avanço para o controle social brasileiro essa conquista, que só foi possível com a pressão popular e com apoio do Poder Judiciário no estado”, disse.
Saiba mais
Bacharel em direito pela Faculdade Arnaldo, Ederson é especialista em Direito Sanitário pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais ( ESP/MG), mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ampla experiência nas pautas do controle social.
Ascom CNS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!