CHAPECÓ (SC) SEDIA CONFERÊNCIA MACROREGIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
A Conferência Macrorregional de Vigilância em Saúde, realizada no município de Chapecó (SC), reuniu nesta terça-feira (15/08) participantes de 50 municípios da região. O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos, participou do evento. Essa é uma etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que acontecerá de 21 a 24 de novembro, em Brasília.
A conferência de Chapecó reuniu cerca de 350 participantes, entre usuários, gestores, trabalhadores rurais e da cidade, profissionais de saúde, dentre outros segmentos que compõem o controle social. “O Oeste de Santa Catarina fez uma grandiosa mobilização de todos os municípios da região para o debate, visando contribuir para a formulação de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde”, avaliou o presidente.
Ronald também enfatizou a necessidade do envolvimento das lideranças regionais na coleta de assinaturas para o abaixo-assinado da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), organizado pelo CNS, contra a Emenda Constitucional nº 95/2016, que traz graves prejuízos ao Sistema Único de Saúde (SUS). A emenda congela os gastos com saúde e educação por 20 anos, fragilizando de forma severa o acesso à saúde pública para a população brasileira. O documento será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2018.
Ascom CNS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!