Boate Kiss e abertura do Hospital Regional de Santa Maria são pautas do CNS
Representantes do Grupo Gestor da Boate Kiss serão convidados a participar da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em outubro. A indicação para o convite foi aprovada pelo plenário do CNS, na quinta-feira (10), em reunião realizada na Fiocruz, Rio de Janeiro.
Na ocasião, eles devem abordar a necessidade de renovação do termo de compromisso – assinado em 2013 entre o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, Hospital Universitário de Santa Maria e secretarias municipais de saúde de Porto Alegre e Santa Maria – para o cuidado à saúde das vítimas sobreviventes da tragédia. O termo vence em fevereiro de 2018 e pode ser renovado para os próximos cinco anos. No entanto, até o momento, nem o Ministério da Saúde e nem a SES-RS se pronunciaram a respeito.
Os conselheiros nacionais também querem ouvir sobre as experiências positivas do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do ocorrido, que já foram reconhecidas internacionalmente, com repercussões na França e em Portugal.
Na reunião, os conselheiros nacionais também aprovaram recomendação para a abertura imediata do Hospital Regional de Santa Maria, pronto há mais de um ano para o atendimento à população. “Foram mais de R$ 70 milhões de recursos públicos investidos no Hospital que ainda está com as portas fechadas”, avisa o coordenador adjunto da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), Fenando Pigatto.
No ano passado, o governo Estadual do Rio Grande do Sul decidiu que entregaria o hospital para gestão da iniciativa privada, para que 40% dos leitos sejam destinados a este setor e somente 60% ao SUS. “Exigimos que os serviços e a gestão sejam 100% SUS”, completa Pigatto.
As recomendações aprovadas são frutos das atividades promovidas durante a 1ª Conferência Livre de Vigilância em Saúde, realizada em Santa Maria, em 31 de julho e 1º de agosto. O evento contou com a participação do presidente do CNS, Ronald dos Santos e dos conselheiros nacionais Fernando Pigatto e Sueli Barrios, que acompanharam as atividades promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde.
Ascom CNS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!