“Não podemos permitir retrocessos, é preciso aprofundar o debate sobre Atenção Básica”
Após o anúncio do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, realizado nesta quinta-feira (10/08) sobre a revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos, reitera o posicionamento dos conselheiros nacionais: “O que foi anunciado hoje só reafirma os encaminhamentos aprovados pelo plenário ontem, de que é preciso aprofundar o debate para que nenhuma mudança, neste momento, signifique retrocesso”.
Para os conselheiros, o tema necessita ser discutido nas mais diferentes esferas e com o envolvimento de toda a sociedade. Para isso, defenderam durante a reunião extraordinária realizada na quarta-feira (9/08), na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, levar a revisão da PNAB para conselhos municipais, conselhos estaduais, sindicatos, movimentos populares, entre outros.
Também ficou definido a realização de um seminário nacional para se discutir a Atenção Básica, além da pactuação para que a Comissão Intergestora Tripartite (CIT) – espaço de articulação entre os gestores das esferas federal, estaduais e municipais de saúde, responsável pela aprovação da minuta – não delibere a PNAB até que se esgote o assunto.
A minuta de revisão da PNAB será apresentada na próxima reunião da CIT, no dia 17 de agosto.
Ascom CNS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!