Saúde da Mulher: conferência no Pará destaca controle social

O estado do Pará possui 144 municípios, representados por cerca de 600 delegadas que participam da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, realizada na capital, Belém nos dias 04 e 05 de agosto. O Conselho Nacional de Saúde (CNS), esteve presente, por meio da conselheira, Christianne Costa, da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), que reforçou o papel do controle social na efetivação da política de saúde para as mulheres.

De acordo com Christianne Costa, a efetividade do controle está diretamente ligada a forma como essa mulher entra na rede pública de saúde. “É por meio da participação popular que os gestores e trabalhadores de saúde identificam o contexto de saúde em seus municípios. Sabemos que boa parte das mulheres nesse país tem a responsabilidade de cuidar da saúde da família inteira, mas muitas vezes, esquecem de cuidar da sua saúde que é negligenciada ao longo dos anos trazendo agravos para a sua saúde”, disse.

Na ocasião a representante da FBH, no colegiado, destacou a agenda do CNS e enfatizou a necessidade da mobilização nacional em torno das agendas apresentadas. “Recentemente o Ministério da Saúde lançou uma consulta pública sobre a revisão da Política Nacional de Atenção Básica, que tem tudo a ver com o atendimento primário da rede de saúde, vocês devem participar desse processo, além disso o CNS lançou o abaixo assinado que solicita ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que reafirma as consequências negativas que a Emenda Constitucional 95 causará a população, por transformar o piso de despesas na área da saúde e educação em teto, no período de 20 anos”, disse.

Segundo Eunice Begot, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Pará, essa é a primeira conferência de saúde voltada para mulheres. “Já tivemos a etapa municipal, com plenárias e conferências. De lá, vieram propostas que somadas à etapa estadual serão levadas ao Conselho Nacional de Saúde. Aqui vamos deliberar sobre as diretrizes para políticas públicas e a composição da delegação de 52 mulheres representantes do Estado à 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, que acontecerá entre 17 e 20 de agosto, em Brasília”, explicou.

Para a secretária Estadual de Saúde do Pará, em exercício, Heloísa Guimarães, a Conferência Estadual é de grande importância para o empoderamento da mulher paraense em busca de seus direitos. “O que elas enfrentam no seu dia a dia, não é fácil. A mulher que trabalha na saúde se envolve muito com os sentimentos dos outros, então devemos ter também o nosso autocuidado, para cuidar do próximo. São dois dias construtivos com o encontro de diversas tribos da área da saúde”, disse.

Ascom CNS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *