Tenda Maria Theresa Pacheco debate Obesidade e Gordofobia
O debate realizado na manhã desta quinta-feira (03.08) na Tenda Maria Pacheco, que ocorre durante o Fazendo Gênero 2017, na cidade de Florianópolis/SC, tratou do tema da Obesidade e Gordofobia, e teve como palestrante Ana Maria Mujica, estudante de doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina. A palestrante contextualizou o processo de gordofobia na sociedade e acredita que o caminho para a superação é o empoderamento do corpo das mulheres.
Para Ana Maria Mujica os corpos das mulheres são questionáveis a partir do momento em que fogem do padrão da normatividade, “são corpos transgressões que questionam simbolicamente a sociedade sobre o que são os padrões de um corpo saudável ou não. Existe uma pressão estética sobre os corpos das mulheres que, em comparação aos homens, tem menos aceitação, isso se estende em diversos espaços de convivência e até mesmo na família”, disse a palestrante.
Ana Mujica afirma que a mídia brasileira não está preparada para tratar as mulheres gordas, como mulheres empoderadas e principalmente saudáveis. “As pessoas gordas são representadas na mídia sempre estereotipadas, ora com um senso de humor elevado ou como uma pessoa forte que agride as pessoas”. Ela defende que as redes sociais ajudam na desconstrução da gordofobia; “Alguns grupos no Facebook pautam o tema com muita propriedade, ajudando outras mulheres, que muitas vezes, nem sabem que sofrem preconceitos por serem gordas”, declarou.
Ana destaca que a representação dos corpos é fundamental para a desconstrução da gordofobia que retira das mulheres a condição de amar seus corpos. “A medicina me ensinou a odiar meu corpo e querer mudá-lo. Os amigos, os afetos, o feminismo, o transfeminismo me lembraram e me ensinaram a resistência da crítica e a amar cada onda, cada prega e cada estria do meu corpo”, desabafa Ana Maria Mujica.
A Tenda Maria Theresa Pacheco é uma realização do Conselho Nacional de Saúde e tem o objetivo de fortalecer o debate institucional da 2ª CNSMu. As atividades da Tenda abordam os principais eixos de discussões da Conferência e ocorre simultaneamente ao Fazendo Gênero 2017 no campus da Universidade Federal de Santa Catarina até o dia 04 de agosto.
Ascom CNS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!