Projeto de formação de multiplicadores para o controle social no SUS começa com avaliação positiva
A primeira oficina do Projeto de Formação de Formadores e Multiplicadores para o Controle Social no SUS, realizada dias 20 e 21 em Belo Horizonte (MG), foi avaliada positivamente pela Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (CIEPCSS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O projeto é desenvolvido pelo CNS em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), com o objetivo de oferecer formação qualificada para conselheiros de saúde e integrantes dos movimentos sociais atuantes na defesa do SUS.
A avaliação da primeira oficina foi feita nesta quinta-feira (22/6), durante o II Seminário da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, em Brasília. Segundo Jorge Gimenez, integrante do grupo de cinco educadores que conduziram a oficina, os participantes aprovaram o conteúdo da formação pelo fato de ele permitir uma melhor compreensão do papel do controle social e do caráter político da atuação dos seus representantes. O seminário avaliou também outros fatores, entre eles a estrutura disponível para os trabalhos.
As atividades em Belo Horizonte contaram com a parceria do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais-MG (CES-MG). Participaram 30 conselheiros estaduais de saúde, 40 conselheiros municipais de saúde e 10 representantes de movimentos sociais. “Essa oficina piloto é o ponta pé inicial para chegarmos de fato ao controle social na ponta, com quem vivencia o SUS no dia a dia”, afirmou, na ocasião, a conselheira nacional de Saúde Sueli Barrios, coordenadora da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS.
Com a formação em Belo Horizonte, a região Sudeste foi a primeira a receber o projeto do CNS. Oficinas piloto também serão realizadas nas demais regiões. Na etapa seguinte, de agosto deste ano a abril de 2018, haverá 63 oficinas em todo o país, cada uma com 80 participantes. Segundo o presidente do CES-MG, Ederson Alves, a meta em Minas Gerais é oferecer capacitação para cerca de 4 mil conselheiros municipais de saúde.
A realização do Projeto de Formação de Formadores e Multiplicadores para o Controle Social no SUS atende a uma antiga demanda dos conselheiros de saúde, reiterada em várias oportunidades, como na 15a Conferência Nacional de Saúde.
Assessoria CNS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!