Estado do Maranhão se mobiliza para 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres
O Estado do Maranhão elabora uma agenda intensa de atividades para a construção da 2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres do Maranhão (CESMU), que ocorre nos dias 8 e 9 de junho na cidade de São Luiz, capital maranhense. No último dia 30 de março, foi realizado o II Seminário Estadual de Saúde das Mulheres do Maranhão. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) esteve representado por meio da técnica do Ministério da Saúde, Kátia Souto.
Dialogar sobre a Política de Saúde da Mulher e as Políticas para as Mulheres para o fortalecimento das ações nos territórios no contexto da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu) e da 2ª CESMU. Esse foi o objetivo do II Seminário Estadual de Saúde das Mulheres do Maranhão – Direito à Saúde: uma conquista das mulheres e uma política de Estado.
O Maranhão intensificou o debate sobre a política da mulher e o fortalecimento das ações, dialogando com os gestores e redes dos movimentos sociais de mulheres. Os avanços e os desafios foram deliberados no seminário para a 2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres do Maranhão. As atividades têm a participação de 19 regionais de saúde, 19 coordenadorias de Saúde da Mulher, gestoras municipais dos organismos de políticas para as mulheres e representantes da sociedade civil e movimentos sociais de mulheres. Avança nos debates a formulação da política estadual de saúde nesta área.
De acordo com a Kátia Souto, articular os movimentos sociais e a gestão pública é fundamental para a construção coletiva da 2ª CNSMu. “O Seminário serviu para articular gestão estadual, conselho de saúde e movimentos sociais para debater os eixos temáticos da 2CNSMu para juntos construírem todo processo de mobilização da Conferência Estadual e Nacional de Saúde das Mulheres. Além disso, serviu como defesa do SUS e da Saúde das Mulheres”, disse.
Agenda
A cidade de São Luís irá sediar a 2ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher (Cesmu) nos dias 8 e 9 de junho. Cerca de 400 mulheres, gestoras, de entidades de classe, movimentos sociais e instituições voltadas à saúde, deliberarão sobre as diretrizes para políticas públicas e a composição da delegação maranhense à 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, prevista para agosto, em Brasília.
Confira o relatório do II Seminário Estadual de Saúde das Mulheres do Maranhão
Por Mariana Moura com colaboração da Ascom do Governo do Maranhão
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!