CNS participa do I Encontro LGBT do Movimento Nacional da População em Situação de Rua

O Conselho Nacional de Saúde participa do o I Encontro LGBT do Movimento Nacional da População em Situação de Rua que acontece hoje (21) e vai até amanhã(22) na cidade de Natal/RN. O evento é uma realização do Movimento Nacional da População de Rua/Núcleo Rio Grande do Norte (MNPR/RN) em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CRDH/UFRN)

Para Vanilson Torres, representante do MNPR no CNS, o encontro marcará significativamente o movimento, pois será apresentado a proposta de criação de um Núcleo LGBT que trate exclusivamente o tema. “Temos a certeza que esse encontro ficará para história, pois precisamos discutir mais a situação das mulheres e dos LGBT’s que vivem nas ruas, eles são os que mais sofrem com a violência e a exclusão” disse.

De acordo com Fernanda Cavalcante, coordenadora adjunta do evento, a proposta é que seja contruído um documento que sintetize as demandas do público LGBT e das mulheres em situação de rua.”Queremos construir um documento para ser entregue aos gestores de saúde e assistência social que possa subsidiá-los na melhoria dos serviços para esse público, além apresentar a real situação em que as mulheres e o público LGBT enfrentam nas ruas pelo país”, disse.

Sobre o Encontro

Com o tema “Organização e Enfrentamento ao Cis-tema em Tempos de Conservadorismo”, o objetivo do evento é debater as políticas sociais destinadas à população em situação de rua frente às especificidades do público LGBT e discutir as violações de direitos humanos sofridas por essa população e seus possíveis enfrentamentos. Pretende ainda discutir a situação específica das mulheres, considerando as singularidades do gênero feminino e as vulnerabilidades dessa população quando vivem ou estão em situação de rua.

 

Por Mariana Moura do CNS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *