Ministro da Saúde considera imprescindível a defesa do SUS
O ministro interino da Saúde, Agenor Álvares, esteve presente nesta quinta-feira (05) na reunião ordinária do Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na ocasião, o gestor defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política de Estado e que deve ser garantida independente das conduções ou cenários políticos.
Segundo Agenor, uma das maiores conquistas da população brasileira é ter a garantira do SUS como uma política de Estado e não de governo. “Temos que saber diferenciar o Estado, que representa toda a sociedade, do governo, que muitas vezes conduz uma determinada política de acordo com seus interesses e que na maioria das situações não possui um projeto de continuidade”, explicou.
O presidente do CNS, Ronald Santos, destacou a importância de assegurar a democracia. “Nós do Conselho temos a tarefa de reafirmar o caráter democrático do SUS como uma agenda prioritária, defendendo um sistema universal, gratuito e integral”, disse.
Durante suas considerações, o ministro lembrou que hoje se comemora o Dia do Uso Racional de Medicamentos, deliberação apresentada pelo pleno do CNS por meio da Resolução 338 de 2004. De acordo com Marco Aurélio, coordenador do Programa Farmácia Popular, a data simboliza a condução do uso adequado de medicamentos, por meio da Política Nacional de Acesso aos Medicamentos.
Mariana Moura
Assessoria do CNS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!