Blog - Últimas notícias

O que fazer? Conselho Regional de Psicologia do DF lança cartilha sobre suicídio e automutilação

O documento traz orientações para a atuação profissional frente a situações de suicídio e automutilação

No mês de prevenção ao suicídio, alertado com mais ênfase por diversas entidades e gestões públicas ao longo de setembro, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (DF) lançou uma cartilha intitulada de “Orientações para a atuação profissional frente a situações de suicídio e automutilação”. O objetivo é guiar trabalhadores da área da Psicologia para que saibam lidar com a situação.

O documento foi elaborado a partir de debates na Comissão Especial de Psicologia na Saúde, que criou um grupo de trabalho (GT) composto por profissionais e especialistas da área. Todos eles se debruçaram sobre a temática no esforço de sistematizar e compartilhar suas experiências e conhecimentos para lidar com os desafios impostos por estas situações.

O documento orienta a atuação profissional frente a demandas de prevenção, cuidado e notificação de situações que envolvam risco de autoextermínio, com base nos preceitos éticos e técnicos da profissão e nas normativas vigentes. As orientações também lançam luz sobre aspectos relacionados ao cuidado das pessoas: o que a Psicologia pode fazer e o papel dos serviços e da sociedade.

Leia a cartilha na íntegra

Procure ajuda

Se você precisa de acolhimento, pode ligar gratuitamente para os números 141 ou 188, do Centro de Valorização da Vida. O atendimento é 24h e conta com profissionais capacitados, sem qualquer tipo de julgamento ou preconceito, para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade psicológica.

Ascom CNS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O #susconecta surgiu justamente do desafio de dar uma resposta consistente a essas perguntas. Direcionado a gestores, profissionais, professores, estudantes, pesquisadores e usuários do SUS, o #susconecta reúne conteúdos de diversas plataformas virtuais e potencializa a integração delas por meio de um acesso único.

Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS.

Site mantido pela AWEB MKT.