Mais de 1,5 milhão de trabalhadores contribuem de forma decisiva para atendimento à saúde dos brasileiros, mas são quase imperceptíveis aos olhos da população
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar na próxima quarta-feira (28/07), às 17h, a live Trabalho Invisível na Pandemia da Covid-19 e o Papel do Controle Social. O programa será transmitido ao vivo no youtube e facebook do CNS.
Em debate as condições de trabalho e a saúde mental de mais de 1,5 milhão de trabalhadores que contribuem de forma decisiva na área da saúde para atendimento aos brasileiros, mas que são quase imperceptíveis aos olhos da população. Entre eles, maqueiros, motoristas de ambulância, recepcionistas, agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos das áreas de segurança, manutenção, limpeza e alimentação.
Muitos destes trabalhadores são terceirizados e desenvolvem suas funções com condições de trabalho precárias, enfrentando situações de adoecimento, morte ou sequelas advindas de rotinas de trabalho exaustivas.
Segundo a pesquisa “Trabalhadores Invisíveis da Saúde: Condições de Trabalho e Saúde Mental no Contexto da Covid-19 no Brasil”, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são mais de 60 profissões/ocupações na área da saúde com baixo reconhecimento social e enorme importância para a assistência.
Há ainda milhares de profissionais de outras áreas que continuam desenvolvendo suas atividades de forma presencial e expondo-se ao vírus todos os dias, seja no deslocamento para o trabalho por meio de transporte coletivo, ou no atendimento ao público no comércio ou transporte, por exemplo.
Atualmente, o Brasil conta com 39,1 % de sua população em atividades informais, como única forma de assegurar renda que possibilite sua sobrevivência e a de seus familiares, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para debater o assunto, a live do CNS contará com as convidadas Ileana Mousinho, procuradora regional do trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Maria Helena Machado, pesquisadora da Fiocruz. O encontro será moderado pelas conselheiras nacionais de saúde Francisca Valda, que representa a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) no CNS e Ruth Guilherme, da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).
O encontro virtual também contará com a participação dos conselheiros nacionais de saúde Diego Espíndola, representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Elgiane Lago, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Saiba mais:
O quê: Live Trabalho Invisível na Pandemia da Covid-19 e o Papel do Controle Social
Quando: 28 de julho (quarta-feira), às 17h
Onde: Youtube e Facebook do CNS
Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS