A visita aconteceu durante o 42º Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (Eneen), em Brasília
Cerca de 70 estudantes de Enfermagem, oriundos de diferentes instituições brasileiras, estiveram reunidos nesta quinta (25/07), no Conselho Nacional de Saúde (CNS) para conhecer o funcionamento da instituição, ligada ao Ministério da Saúde. O objetivo do encontro foi conhecer o CNS e saber como vem sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). Na ocasião, os universitários puderam aprofundar o debate sobre participação social para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente do CNS, Fernando Pigatto, recebeu os alunos e explicou que a 16ª Conferência, marcada para ocorrer de 4 a 7 de agosto, é um resgate da 8ª Conferência, que aconteceu em 1986. “Para chegarmos à 8ª Conferência teve muita luta antes de nós”, afirmou. “Não tem saúde sem democracia, estamos em defesa do que construímos coletivamente para alcançarmos o SUS que queremos”, destacou.
O secretário-executivo adjunto do CNS, Marco Aurélio Pereira, apresentou aos estudantes a composição do Conselho e explicou o funcionamento de cada comissão da instituição, espaços fundamentais para a defesa da saúde pública. ”Estamos na reta final para a 16ª Conferência. Precisamos acreditar e defender o SUS”, afirmou.
Para o conselheiro nacional de saúde e representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), André Luiz de Oliveira, “essa visita é a garantia de termos, num futuro próximo, mais defensores do SUS como patrimônio do povo brasileiro. “Somos muito mais fortes quando estamos juntos”.
Novos defensores do SUS
“O conselho representa a participação social para o povo brasileiro. Conhecer o CNS durante o 42º Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (Eneen) é de extrema importância para nós estudantes. Somos o futuro do controle social e não seremos a geração que vai permitir a destruição do SUS”, enfatizou a coordenadora do Comitê Estudantil Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e da pasta do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal de Goiás (UFG).
“A visita ao CNS foi para além de uma mera observação do espaço físico. Vislumbrando a atuação política em defesa do SUS, essa foi uma excelente oportunidade para os estudantes se reconhecerem enquanto sujeitos capazes de ocuparem esse espaço e pautarem o olhar da Enfermagem sobre a saúde pública. Certamente, nenhum estudante voltará como veio”, finalizou o presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem Fernanda Sena de Medeiros da Universidade de Brasília (UNB), Douglas de Aquino.
Os alunos fazem parte do 42º Eneen, que acontece de 21 a 27 de julho, em Brasília, voltado para todos os estudantes de Enfermagem do país. A finalidade é sensibilizar os participantes quanto a assuntos de fundamental importância como formação, saúde pública e a própria área da enfermagem, discutindo a futura atuação profissional frente aos problemas sociais enfrentados pela sociedade.
Ascom CNS