“Abraçar a vacina é amar: a vida, a ciência e o SUS” é o tema da atividade do CNS, que ocorrerá nesta sexta (29/01) às 19h
O Brasil e o mundo estão vivendo uma grave crise sanitária com a pandemia da Covid-19. O desfinanciamento constante do Sistema Único de Saúde (SUS), a negligência e o negacionismo do Estado diante das ações de enfrentamento ao coronavírus ainda são barreiras que impedem a ampliação das vacinas para todos e todas no Brasil. É por isso que o Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta sexta (29/01), às 19h, vai realizar a atividade “Abraçar a vacina é amar: a vida, a ciência e o SUS” no Fórum Social Mundial 2021. O evento será virtual, com acesso livre no Facebook e Youtube do Conselho.
O Brasil segue como um dos países mais afetados, vivendo uma aceleração tanto dos casos de Covid-19 quanto da perda de vidas decorrentes da doença, totalizando mais de 8 milhões e 600 mil casos confirmados e mais de 217 mil óbitos, até o dia 25 de janeiro de 2021. A atual situação da pandemia no país, inclusive com a vários episódios de colapso do sistema de saúde, demonstra que muitas pessoas ainda irão contrair a doença. Consequentemente, haverá um aumento ainda maior no número de internações seguido pelo aumento do número de vidas perdidas.
Vacinação e Equidade
Para além das condições clínicas e de comorbidades, os impactos da pandemia não são iguais para todas as pessoas e grupos sociais da sociedade brasileira. É preciso que o governo leve em consideração as populações que vivem mais vulnerabilidades no país, como grupos prioritários para a vacinação, que é totalmente segura para qualquer pessoa.
O objetivo da atividade é abordar a vacina contra a Covid-19 como um bem comum e universal, e discutir os desafios tanto para o seu acesso buscando a equidade, quanto para a luta de sua efetivação plena para a população brasileira. A atividade vai contar com a presença de profissionais da saúde, ativistas do SUS e acadêmicos em três painéis diferentes: O Papel da Ciência – Pesquisa e Produção – para o acesso universal às vacinas contra a Covid-19; O Papel da Ciência – Regulação Sanitária – para o acesso universal às vacinas contra a Covid-19; e O princípio da equidade para o acesso universal à vacinação.
Participarão do encontro Varley Dias Sousa, assessor especial da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Eri Medeiros, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasems); Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisa clínica do Centro de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan; Cida Potiguara, parteira, enfermeira e representante do Movimento de Mulheres Indígenas da Paraíba; Altamira Simões dos Santos de Souza, conselheira nacional de Saúde representando a Rede Nacional Lai Lai Apejo e Maurício Witczac, poeta. O debate será mediado pelas representantes da Mesa Diretora do CNS, Vanja dos Santos e Priscilla Viégas.
O que é o Fórum Social Mundial?
O Fórum Social Mundial é um evento internacional que ocorre desde 2001, reunindo mais de cem países diferentes, organizado coletivamente por inúmeros ativistas, pesquisadores e trabalhadores de diferentes áreas, sempre em defesa dos Direitos Humanos e do desenvolvimento social entre as nações.
Mais informações
- O quê: “Abraçar a vacina é amar: a vida, a ciência e o SUS” atividade do CNS no FSM 2021
- Quando: Sexta (29/01) às 19h
- Acesso: Facebook e Youtube do CNS
- Informações: 61) 99671.1485 – Laura Fernandes
Foto: Governo de SP