Blog - Últimas notícias
Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

CNS realizará 1º Seminário Nacional sobre a Práticas Integrativas no SUS

A primeira edição do Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada entre os dias 29 e 30 de setembro, às 15h no primeiro dia e às 16h no segundo dia. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com transmissão no Youtube aberto a todos os interessados.

O público-chave da atividade, que terá carga horária de oito horas, é formado por conselheiros nacionais de Saúde titulares e suplentes, conselheiros estaduais e municipais das capitais e integrantes de comissões intersetoriais do CNS.

Durante os dois dias de seminário, serão tratados temas como a Legislação Práticas Integrativas e Complementares de Saúde/Pics no SUS (Atenção Básica) e apresentação dos estados que implantaram as Pics. O objetivo do evento é sensibilizar os diversos sujeitos sociais sobre a importância das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente devido ao contexto da pandemia causada pela Covid-19.

A abertura do evento será feita pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto. A  representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas/OMS), Socorro Gross, também deve participar do painel de abertura, que terá mediação feita pela nutricionista e ex-conselheira Zaíra Maria Tronco Salerno, que é representante da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). No primeiro dia de atividades, quatro painéis estão previstos na programação. O segundo e último dia de programação também terá a realização de quatro painéis virtuais. A programação completa e o nome de todos os participantes será divulgada em breve.

Saiba mais

Dentre suas comissões, o CNS  possui a Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, criada em junho de 2007 após a instituição da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.  Compõem as Pics as áreas de homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica e termalismo social – crenoterapia.

A comissão tem o objetivo de garantir a promoção dessas atividades e cobra do poder público a institucionalização adequada destas práticas no SUS. A comissão também busca a garantia da Política de Educação Popular em Saúde no SUS, que diz respeito à participação popular, gestão participativa, ao controle social, ao cuidado, à formação e às práticas educativas em saúde.

Programação do Seminário 

Mais informações

  • O quê: Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Quando: Dia 29/09, de 15 às 20h, e dia 30/09, de 16h às 20h.
  • Transmissão: 29/9 Youtube  do CNS 
    30/9 youtube do CNS

Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Ascom CNS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O #susconecta surgiu justamente do desafio de dar uma resposta consistente a essas perguntas. Direcionado a gestores, profissionais, professores, estudantes, pesquisadores e usuários do SUS, o #susconecta reúne conteúdos de diversas plataformas virtuais e potencializa a integração delas por meio de um acesso único.

Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS.

Site mantido pela AWEB MKT.