A etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência foi precedida por etapas municipais, etapas estaduais e do Distrito Federal e de Conferências Livres de Saúde.
Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
Ao todo 4048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre duas mil propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional deverá ser contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.
A programação dos quatro dias inclui momento cultural, atividades autogestionadas, espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e o espaço cultural, chamado Tenda Simone Leite e Wanderley Gomes, onde acontecerão apresentações culturais, como literatura em cordel, teatro, poesia, sarau, performance em formato de cortejo.
Ato Público defender o SUS, a Vida e a Democracia
Dentro das atividades de mobilização será realizado no dia 5 de julho, a partir das 8h, um ato público no Museu da República em defesa do SUS, da Vida e da Democracia.