Blog - Últimas notícias

Boletim Conep: Brasil tem mais de 45 mil participantes de pesquisas da vacina contra Covid-19

Os dados são da Conep, que já aprovou 769 estudos experimentais de pesquisas científicas relacionadas à Covid-19. Butantan deve pedir registro à Anvisa ainda em 2020

No Brasil, o número de participantes de pesquisas relacionadas às vacinas contra a Covid-19 ultrapassa 45 mil. Os dados constam no último boletim da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), responsável por avaliar e autorizar as pesquisas clínicas que envolvem seres humanos no país, incluindo todas as vacinas contra a Covid-19.

O boletim publicado, semanalmente, também aponta que até terça-feira (24/11) já foram aprovados pela comissão nacional 769 estudos experimentais de pesquisas científicas relacionadas à Covid-19 ou ao seu agente causador, o coronavírus.

Atualmente, o temos quatro vacinas na fase final dos testes, são elas: a CoronaVac (produzida pelo Laboratório Sinovac, em parceria com Instituto Butantan), a vacina da AstraZeneca e Universidade de Oxford (que recebe o nome de ChAdOx1 nCoV-19), a desenvolvida pelas empesas Pfizer e BioNTech e a vacina do , Laboratório Janssen (que é um braço da empresa Johnson & Johnson).

A fase final, ou fase três, é a última etapa antes do pedido de registro sanitário da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o coordenador da Conep, Jorge Venâncio, cada pesquisa tem “número X” de casos de coronavírus dentre as pessoas que participam. Na fase três, quando esse número é atingido, o resultado é encaminhado para o comitê independente internacional, etapa necessária antes do pedido de registro.

“Para a CoronaVac, foi anunciado ontem que se atingiu esse número de casos e encaminhado ao comitê. Com isso, o Instituto Butantan está anunciando que na semana que vem pedirá o registro. O resultado da Oxford também já foi anunciado a nível internacional, incluindo os dados do Brasil, mas não falaram ainda quando devem apresentar o pedido de registro, talvez somente em janeiro”, afirma. “Porém, a pesquisa continua mesmo depois, para se ver por quanto tempo essa proteção se mantém”, completa.

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no dia 3 de novembro, há 212 vacinas sendo desenvolvidas em todo o mundo para combater a Covid-19. Destas, 48 estão em fase de testes, um aumento de 38% em relação a setembro deste ano.

Confira o Boletim Conep

Foto: Reuters

Ascom CNS

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O #susconecta surgiu justamente do desafio de dar uma resposta consistente a essas perguntas. Direcionado a gestores, profissionais, professores, estudantes, pesquisadores e usuários do SUS, o #susconecta reúne conteúdos de diversas plataformas virtuais e potencializa a integração delas por meio de um acesso único.

Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS.

Site mantido pela AWEB MKT.